O deputado estadual Giuseppe Riesgo (Novo) tem mostrado, ao longo deste primeiro mandato na Assembleia Legislativa, que a política pode ser feita com seriedade e, principalmente, com respeito ao dinheiro do contribuinte. São várias as demonstrações e ações colocadas em prática pelo jovem advogado, formado pela UFSM, e que emplacou o mandato basicamente com o uso da rede social. A atuação dele tem sido pautada por críticas severas e, obviamente, bem embasadas quanto a algumas pautas do Executivo gaúcho.
Leia mais colunas de Marcelo Martins
Também, neste período, encampou uma cruzada contra privilégios de parte do Judiciário, que segue com benefícios injustificáveis em meio a uma crise sem precedentes que o Estado passa. Ainda assim, ele conseguiu outro feito que deve ser comemorado por todos os contribuintes - eleitores da sigla que for -, Giuseppe Riesgo foi, dos parlamentares do Interior, o mais econômico da Assembleia Legislativa em 2020.
Os números mostram que, desde o começo do mandato, em fevereiro de 2019, até dezembro do ano passado, Giuseppe Riesgo conseguiu economizar mais de R$ 1,5 milhão. Equipes enxutas e corte nas verbas de gabinete foram algumas das principais medidas tomadas.
- Buscar a economia de recursos deve ser um esforço constante por todos os agentes públicos, independentemente de poder ou órgão. Nesse momento de crise em que estamos vivendo, é importante que cada um faça a sua parte - diz.
Com o valor, segundo o parlamentar, seria possível comprar 109 mil máscaras (do tipo N95) e cerca de 21 mil testes para Covid-19.
VALORES
Desde o início do mandato, os deputados do Novo também não utilizaram diárias. O resultado em economia também foi possível porque a bancada emprega, desde o começo do mandato, menos da metade da verba com as assessores. Até o final da legislatura, em 2022, o Novo projeta economizar cerca de R$ 10 milhões.